top of page
Post: Blog2 Post

Você sabe o que é e qual a importância do Termo de Vistoria do Imóvel?

Atualizado: 10 de abr. de 2022



O termo ou laudo de vistoria é um documento essencial quando da locação e da venda de um imóvel, e que por vezes é negligenciado pelas partes nos negócios imobiliários.

A vistoria é uma ferramenta que visa proteger locadores, locatários, compradores e vendedores nas referidas transações, pois garante que o imóvel esteja e permaneça em condições de uso e que será devolvido nestas mesmas condições, nos casos de locação.


Além de fotografias, o laudo contará com a discriminação de todas as peculiaridades do imóvel, desde sua metragem/tamanho, nos casos de compra e venda, até a pintura, fiação elétrica e encanamentos. Ou seja, é preciso atestar o estado atual e de conservação como um todo do imóvel pretendido.


Se houver móveis e eletrodomésticos no local, o cuidado deve ser redobrado, devendo indicar o estado de conservação e funcionamento (sim, você precisa testar os aparelhos antes e depois da entrega do imóvel), a marca, modelo etc.

Essas precauções protegem todas as partes do negócio!

Nos casos de locação, pode inclusive ser solicitada durante o prazo vigente do contrato, sobretudo nos casos em que houver suspeita de deterioração, por exemplo.


Caso as partes não possam estar presentes no momento da vistoria, o termo poderá ser enviado por e-mail, ou impresso posteriormente, para que tomem ciência.


Verificando alguma irregularidade ou omissão no laudo, a outra parte (comprador ou locatário), poderá contestá-lo.


A propósito, poucos inquilinos têm ciência dessa contestação ao laudo de vistoria, ou também chamada de "contravistoria", e o quão importante e preventiva ela pode ser.

Algumas imobiliárias estabelecem prazos para que essa contestação ocorra, então fiquem atentos! Assim que receber as chaves do imóvel, faça a sua própria vistoria - preferencialmente dentre 48 horas após a entrega das chaves - e indiquem eventuais omissões que venham a ter no laudo. Isso evita cobranças indevidas quando da entrega do imóvel.

Dica aos corretores de imóveis


Quando da captação do imóvel, além de solicitar e analisar a regularidade da documentação, se certifiquem também das condições do imóvel antes mesmo de ofertá-los. Além de garantir a sua segurança e de seus clientes, vocês saem na frente ofertando credibilidade.


---

Caso tenha restado alguma dúvida, ou queira conversar em relação ao assunto aqui tratado, fique à vontade para entrar em contato pelo e-mail: tatifmotta@adv.oabsp.org.br ou através do meu perfil do Instagram: @tatianefmotta.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page